ISBN: 978-65-998512-9-2
DOI: 10.5281/zenodo.7439017
Descrição: O livro COTIDIANO ESCOLAR: mais que muros nº 3 tem a intencionalidade de continuarmos as discussões e apontamentos de temas relevantes para o cotidiano escolar, que perpassam os limites físicos dos muros que hoje cercam nossos ambientes escolares. Nesta edição, trataremos dos seguintes temas: alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Cuiabá – MT; revisão de literatura sobre a alfabetização em tempos de pandemia; os desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo de formação docente; os conceitos de identidade e a pós-modernidade à luz da ideias de Stuart Hall; a ação da polícia e seus efeitos na construção identitária de crianças pequenas e avaliação de desempenho docente numa instituição federal.
O primeiro capítulo trata do processo de alfabetização e letramento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública de Cuiabá – MT e aponta que, embora os estudantes desta escola possuem certo grau de letramento, não são suficientes para fazerem deles indivíduos autônomos e críticos. As autoras indicam a necessidade de uma formação específica para a EJA, comprometida com a libertação dos indivíduos, problematizando as situações cotidianas que eles vivenciam, em busca da tão sonhada autonomia.
O segundo capítulo também retrata sobre a alfabetização, mas agora focado em fazer uma revisão bibliográfica sobre os referenciais teóricos do tema no cenário da pandemia da Covid-19, apontando que houve uma perda significativa de qualidade no ato de ensinar, pois os professores não tiveram formação adequadas para o trabalho online/remoto, tendo o planejamento sido feito durante o processo pandêmico.
O terceiro capítulo trata dos desafios e possibilidade da integração de tecnologias ao currículo de formação docente, evidenciando a necessidade de revisão dos currículos de formação docente frente às demandas oriundas da ampla disseminação das tecnologias digitais na Educação. Essa revisão faz-se necessário, segundo os autores, para que as tecnologias digitais possam ser integradas ao processo de ensino e aprendizagem, tornando o uso delas como sinônimo de qualidade educativa e não apenas inclusão de uma outra ferramenta de ensino.
O quarto capítulo trata dos conceitos de identidade e a pós-modernidade à luz das ideias de Stuart Hall. Discute-se no texto, a constituição de uma identidade, que pode envolver diferentes relações sociais e simbólicas, o que para Hall (2002) é considerado uma crise social fragmentando o sujeito, corroborando assim para o surgimento de novas identidades.
O quinto capítulo discute as representações sociais de polícia vivenciadas por crianças de uma creche do Complexo do São Carlos - Rio de Janeiro. O estudo aponta uma crise identitária nas crianças que não se sentem seguras ao referirem-se aos policiais, que são os legítimos representantes do Estado, e demonstram proximidade com os traficantes, legitimando um círculo perverso da vida adulta. Apontam que a violência atinge de forma cruel e crescente o universo infantil e demonstra um Estado ausente, que deixa de oferecer proteção a estas crianças.
O sexto capítulo retrata as percepções sobre a avaliação de desempenho docente num Campus do IFMT e apontam as fragilidades no processo apresentado, tais como a aplicação da avaliação por parte dos gestores e o modelo, que não foi discutido com os avaliados. Embora apontem essas fragilidades, muitos utilizam os resultados para balizarem sua atuação didática, levando em consideração a avaliação realizada pelos discentes.
Esperamos que a leitura seja agradável e profícua e que os questionamentos apontados possam provocar a busca por novas respostas, por novos estudos e perspectivas para uma educação que prime pela inclusão de todos e todas no ato de ensinar e aprender.
Organizadores: Claudionor Nunes Cavalheiro; Eliene Costa Silva
Autores: Andréia Aparecida de Oliveira Cambraia; Andreia Nunes de Castro; Célia Márcia do Nazareth Ferreira; Claudionor Nunes Cavalheiro; Eliene Costa Silva; Elizete Santos Tirina; Fabiano Sales de Aguiar; Gracielle Ferreira Valério; Maria Luzia Ferreira Santos; Paulo Kleber Borges da Silva; Rita de Cássia Pereira Lima.
Capítulos
Capítulo 1
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Processo de aprendizagem de estudantes de uma escola pública de Cuiabá - MT
Andréia Aparecida de Oliveira Cambraia; Eliene Costa Silva; Gracielle Ferreira Valério
Capítulo 2
ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Elizete Santos Tirina; Fabiano Sales de Aguiar
Capítulo 3
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Andreia Nunes de Castro; Claudionor Nunes Cavalheiro
Capítulo 4
OS CONCEITOS DE IDENTIDADE E A PÓS-MODERNIDADE À LUZ DAS IDEIAS DE STUART HALL – ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO
Maria Luzia Ferreira Santos; Paulo Kleber Borges da Silva
Capítulo 5
A AÇÃO DA POLÍCIA E SEUS EFEITOS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE CRIANÇAS PEQUENAS
Célia Márcia do Nazareth Ferreira; Rita de Cássia Pereira Lima
Capítulo 6
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE: AS PERCEPÇÕES DOS AVALIADOS
Andreia Nunes de Castro; Claudionor Nunes Cavalheiro
ORGANIZADORES
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